Localizado na diocese de Séez (Orne), no coração do Parque Natural do Perche e a 150 km de Paris, o Santuário de Notre-Dame de Montligeon é o centro mundial de oração para os falecidos. Todos os anos recebe visitas de milhares de peregrinos em busca de consolo e esperança. O Santuário, leva-os ao essencial: a vida é mais forte que a morte, a esperança maior que a tristeza.
Na Basílica de Notre Dame de Montligeon, há também uma capela dedicada à oração pelos nascituros, pelas crianças que morreram em consequência de abortos provocados ou espontâneos.
Na Capela, as mães podem escrever os nomes das crianças que não nasceram num livro especial e confiar às irmãs da Nova Aliança as orações diárias pelas almas dos seus filhos. Essas mulheres percebem que ainda são mães, que seus filhos existem e que estão nas mãos de Deus. Sendo assim, todos os dias as irmãs rezam pelas mães e pelos seus filhos, confiando-os à misericórdia de Deus.
Além disso, toda primeira terça-feira do mês, uma missa é celebrada com esta intenção particular: “Para as crianças que não viram a luz do nascimento – aborto provocado ou espontâneo – e crianças pequenas que morreram sem o batismo.”
A vida humana deve ser respeitada e protegida, de modo absoluto, a partir do momento da concepção. Desde o primeiro momento da sua existência, devem ser reconhecidos a todo o ser humano os direitos da pessoa, entre os quais o direito inviolável de todo o ser inocente à vida[1].
Magali
Missionária da Missão Maria de Nazaré
[1] CIC, § 2270.
Referências: Site: https://montligeon.org/pt-br/le-sanctuaire-notre-dame-de-montligeon/
Documentário: Purgatório, de Michal Kondrat.