Quando conheci a Comunidade, jamais imaginei o que tantas coisas na minha vida mudariam tanto, amigos, emprego, modo de viver e até a cidade onde morava. Em fevereiro de 2019, eu e mais um grupo de amigos aceitamos o convite de irmos ao interior do Maranhão – estado onde eu morava – numa cidade chamada Pedreiras para pregar/servir em um retiro para adolescentes da paróquia que um padre amigo nosso cuidava. A viagem que inicialmente levaria 6h, foi bastante conturbada, e só conseguimos chegar depois de 10h de viagem, no caminho imaginávamos que grandes mudanças aconteceriam na vida daqueles adolescentes, diante de tantas dificuldades que enfrentamos ao chegarmos lá, porém não era sobre aqueles jovens, mas sim sobre nós, mal sabíamos que naquele retiro nossas vidas seriam transformadas, não sabíamos que encontraríamos o nosso Carisma. O retiro de Pedreiras, foi a forma inusitada que Deus escolheu para mostrar o carisma ao qual pertencíamos. Éramos um grupo de 7 amigos, e hoje 5 de nós fazemos parte da Comunidade.
Ao retornarmos do retiro, 4 dos meus amigos se aproximaram da comunidade: A Raissa e o Beto, e a Mariana e o Rafael. Na época, eu ainda fiquei distante da comunidade, embora encantada com o seu trabalho.
No ano de 2019, fui apenas uma vez na comunidade, mas sem muita intimidade, embora enquanto estivesse lá, me sentisse em casa. Porém, somente em 2021, quando iniciou o Colégio o meu despertar aconteceu, como pedagoga formada, eu desejava cada vez mais estar no meio escolar, ajudar sempre no que precisasse. Foi quando me aproximei da comunidade.
Em 2021, ainda, decidi entrar para o vocacional. No início, pensei que Jesus me queria apenas próxima da comunidade, como amiga, membro do 3° elo, porém ao caminhar durante todo esse ano no vocacional, me fez entender que Deus queria mais de mim, o mais engraçado que a cada passo dado, Jesus me pedia mais: primeiro pediu mudança de pequenos hábitos, depois amizades, relacionamentos, emprego… muitas coisas precisei abrir mão, para viver aquilo que Deus queria. Tudo foi deixado para trás, não sem pesar, mas o novo de Deus para mim, era mais forte. Em 2022, continuei no vocacional, comecei a trabalhar no Colégio de São Luís, indo morar na Comunidade, em experiência missionária para vivenciar a experiência dentro da comunidade Vida, já no final de janeiro de 2022, onde minha vida mudou ainda mais. Continuar no vocacional não foi fácil, mas foi um ano que muito mais coisas foram feitas em minha vida. Retornei para a casa dos meus pais, no final de julho de 2022, para viver também a experiência de comunidade Aliança.
Ao chegar ao final de 2022, eu já tinha mais certeza que ali era o meu lugar, depois de tantas dificuldades. Em 6 de dezembro de 2022, recebi o meu “Sim” para a comunidade, como membro de Aliança. Mas Jesus, com os seus mistérios pedia mais… durante alguns meses, Jesus incomodava o meu coração para pedir uma experiência missionária na Casa Mãe, em Divinópolis, e eu “barganhava” com Jesus dizendo que eu só pediria essa experiência no ano de 2024, porque eu era muito “nova no carisma” para tão grande mudança. Mas quando Jesus quer Ele faz, meses depois sem que eu houvesse falado para ninguém, a minha formadora da época, sugeriu que eu viesse em Experiência Missionária para a Casa Mãe, proposta aceita no mesmo momento, por entender que aquela era a vontade de Deus. Todos os detalhes da minha vinda para Divinópolis, foram resolvidos no mesmo dia, e em mesmo de 1 mês, eu estava aqui, vivendo exatamente aquilo que Deus queria.
Aqui em Divinópolis, Jesus não deixou de pedir mais de mim e revelar os seus mistérios… poucos dias após ter chegado para a experiência missionária, onde eu vivia novamentea experiência de ser comunidade Vida, o meu coração ardia no desejo de me entregar totalmente ao que Deus queria. Após exatos 6 meses da decisão de começar a experiência missionária, Jesus fazia uma nova mudança, dava o discernimento para a comunidade vida, sendo aceita e admitida oficialmente no dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida.
Se lá em 2019, houvessem me dito que minha vida mudaria tanto assim, jamais teria acreditado. Hoje entendo o carinho de Deus, que conhece como deve falar com cada um de seus filhos, para que amando-os, possa atraí-los a Ele. E hoje, me encontro no melhor “ônibus”, para junto dos meus irmãos, chegar ao Céu.
Depois de 3 anos, muitas coisas mudaram na minha vida, e todas foram o agir de Deus e a submissão e obediência a Sua voz que realizaram em mim, porque por mim mesma, nada teria sido realizado. O confiar em Deus e ter certeza de que Ele conduziu meus passos foi o que me fez chegar até aqui. Ser Missão Maria de Nazaré foi a melhor escolha que fiz em minha vida!
Camila Portela
Missionária da Missão Maria de Nazaré