Você sabia que existe um livro recente da Igreja que catalogou 8 casais que estão em processo de canonização? E que, apesar de recente, esse mesmo documento já é desatualizado (graças a Deus!)?
Em maio de 2022 foi lançado um livro pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida para consagrar a finalização do Ano da Família Amoris Laetitia (Alegria do amor) chamado “A Santidade nas famílias do mundo” que trouxe luz sobre a vida de 8 santos casais que estão em diferentes etapas do processo de santificação (*) a fim de “estimular cada um de nós a buscar, assim como fizeram estes esposos, o caminho de santidade original e único que o Senhor deseja dar à nossa família, lembrando que ‘a medida da santidade’ não depende da nossa grandeza, mas da ‘estatura que Cristo alcança em nós’ (Gaudete et Exultate, 21)” como afirma Gabriella Gambino, Subsecretária do Dicastério.
Esse precioso conteúdo é uma chama ardente de esperança e deve renovar em nós o desejo e o entendimento de que o céu é para nós!
O escritor Peter Kwasniewski vai dizer em um de seus ensinos traduzidos pela Equipe Christo Nihil Præponere que “Se, no plano individual, o objetivo do cristão é tornar-se santo, então o objetivo do casal cristão é santificar-se junto, contando com a ajuda um do outro, e o da família cristã é esforçar-se para ser santa imitando o modelo de Jesus, Maria e José.”, então na simplicidade da nossa vida cabe a santidade, porque Deus assim deseja.
E tendo respondido a primeira pergunta proposta acima, respondo a segunda dizendo que já podemos considerar esse mesmo livro “antigo”, pois em setembro de 2023 uma nova família entrou processo de santificação – a família Ulma – não apenas o casal, mas sim eles e seus 7 filhos (um deles ainda sendo gestado no 7º mês) – cuja história data da Segunda Guerra Mundial e o relato é a pura radicalidade do que é ser igreja doméstica: “a família que vive e torna vivo o Evangelho na simplicidade do cotidiano”.
Todo esse movimento de trazer à tona a concreta verdade sobre a Vontade de Deus em nossas famílias é resposta ao nosso tempo tão confuso e caótico como vai dizer o primeiro trecho da Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris Lætitia: “Apesar dos numerosos sinais de crise no matrimônio – como foi observado pelos Padres sinodais – o desejo de família permanece vivo, especialmente entre os jovens, e isto incentiva a Igreja. Como resposta a este anseio, o anúncio cristão sobre a família é verdadeiramente uma boa notícia”, ou seja, sendo uma família que vive o Evangelho e o testemunha com a vida assim como todas as famílias santas conhecidas e desconhecidas que entenderam o sentido do Matrimônio enquanto chamado a santidade.
Dito isso, é importante deixar ainda mais claro que toda a Verdade se encontra no próprio Jesus Cristo que é o Verbo Encarnado, logo em toda Palavra inspirada por Deus que permeia a história da humanidade e consta nas Sagradas Escrituras: “A Bíblia aparece cheia de famílias, gerações, histórias de amor e de crises familiares, desde as primeiras páginas onde entra em cena a família de Adão e Eva como seu peso de violência, mas também com a força da vida que continua (cf. Gn 4), até às últimas páginas onde aparecem as núpcias da Esposa e do Cordeiro (cf. Ap21, 2.9). As duas casas de que fala Jesus, construídas ora sobre a rocha ora sobre a areia (cf. Mt 7, 24-27), representam muitas situações familiares[…].” (Capítulo 1, parágrafo 8, Amoris Lætitia).
Portanto, te convido a conhecer um pouco dessas famílias que são “gente como a gente”, mas que abraçaram o desejo de ser santos enquanto comunidade amor instituída por Deus e por meio delas se inspirar e se encorajar a também abraçar a vontade de ser uma família santa como a Sagrada Família.
Deus nos abençoe e fortifique nesse caminho rumo ao céu!
Tanyele Rodrigues
Missionária da Comunidade Católica Missão Maria de Nazaré
Abaixo estão disponíveis os links para baixar o livro “A Santidade nas famílias do mundo” e a Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris Lætitia bem como toda a bibliografia usada.
A Santidade nas famílias do mundo. Disponível em: https://opusdei.org/pt-br/article/a-santidade-nas-familias-do-mundo-a-vida-de-oito-casais-santos/ e https://www.laityfamilylife.va/content/dam/laityfamilylife/amoris-laetitia/lasantitanellefamiglie/SANTITA%20FAMIGLIE_POR.pdf
Amoris Laetitia. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/apost_exhortations/documents/papa-francesco_esortazione-ap_20160319_amoris-laetitia.html#_ftn1
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
Família Ulma, uma beatificação sem precedentes. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2023-08/polonia-beatificacao-familia-ulma-papa-judeus-martirio.html
Dicastério para a Causa dos Santos. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2021-05/congregacao-causas-dos-santos-cardeal-semeraro-entrevista.html#:~:text=Cada%20processo%20de%20beatifica%C3%A7%C3%A3o%20e,a%20causa%2C%20pelos%20consultores%20hist%C3%B3ricos
“O que torna uma família santa?”. Disponível em: https://padrepauloricardo.org/blog/o-que-torna-uma-familia-santa