Há alguns anos atrás, quando eu via alguns amigos que haviam se consagrado à Nossa Senhora pelo método de São Luís Maria Grignion de Montfort e a vida que eles levavam, eu pensava no íntimo do meu coração: eu não sou digna.
Mas, um dia ao verbalizar isso a um amigo eu ouvi a seguinte frase: a consagração não é para aqueles que são dignos, e sim para aqueles que precisam.
A partir desse momento, Nossa Senhora me fez enxergar que o que me afastava dessa devoção era o meu apego ao pecado. Eu olhava a vida dos meus amigos e comparava com a vida que eu levava e só conseguia enxergar que, para um dia colocar nos braços uma corrente e ousar dizer que eu era consagrada, eu precisava deixar para trás muitas coisas.
Na verdade, ao dizer “eu não sou digna” eu queria dizer: eu não posso me consagrar porque eu sei que ainda existem muitas realidades de pecado em minha vida, e eu não consigo deixar elas para trás.
Não conseguia deixar para trás o namoro não casto que eu vivia, as coisas que eu ouvia, as amizades que eu tinha, os lugares que me chamavam para ir, as situações que me faziam cair em pecado. Eu achava que não conseguia vencer essas realidades, e por isso não me achava digna.
Então, o mesmo amigo me disse: que tal começar a rezar o terço todos os dias na intenção de Nossa Senhora nos preparar para a consagração?
E então eu comecei a rezar o terço todos os dias, e, para alguém que mal rezava uma dezena, foi uma atitude um pouco ousada.
Durante esses dias, enquanto eu rezava a Virgem Maria foi preparando o meu coração para vencer as situações de pecado que me prendiam. Ela foi sensibilizando o meu coração, que já estava endurecido para as coisas de Deus e ao passar dos meses eu compreendi que tudo aquilo que eu achava que iria PERDER com a decisão de viver uma vida em Deus nem se comparava ao que eu iria GANHAR.
Sim, meus irmãos, não somos dignos. Em nós há muitas misérias e muitas más inclinações.
Mas, seja onde você estiver hoje saiba de uma coisa: O SENHOR DEU A VIDA PARA TE SALVAR DO PECADO.
O Senhor deu a vida para que você seja FELIZ. O Senhor deu a vida para que você consiga se desamarrar dos pecados que te prendem e para que consiga encontrar verdadeiramente o SENTIDO DA VIDA.
As vezes achamos que não iremos conseguir mudar, e principalmente que não conseguiremos abrir mão de todas as coisas que precisamos abrir, isso acontece porque o pecado nos engana, desanima o nosso coração e tira de nós a disposição de lutar.
Mas, A VIRGEM MARIA É RAINHA DOS CORAÇÕES, e é no SEU CORAÇÃO CANSADO, DESANIMADO e FERIDO que ela irá implantar o Reino de Jesus.
É o seu coração que ela transformará em um templo onde Jesus será amado e adorado acima de todas as coisas e pessoas.
É no seu coração que ela colocará o amor aos Mandamentos e à Vontade de Deus.
É no seu coração que ela plantará as virtudes necessárias para que você cresça e progrida na fé, abandone o pecado e compreenda de uma vez por todas que aquilo que Deus tem para você é melhor do que todas as realidades que você conseguirá viver sem Ele.
A Consagração a Jesus pelas mãos da Virgem Maria não é para aqueles que são dignos, ela é para você e para mim. Para nós que somos cheios e defeitos e vícios, e que não conseguimos avançar com nossas próprias forças e que precisamos com urgência de alguém que nos auxilie a chegar mais perto de Jesus. E esse alguém é a nossa mãe Maria Santíssima.
Ela irá nos formar, nos nutrir, nos educar e fazer de nós verdadeiros cristãos.
“Ser vosso devoto ó Virgem Santíssima, é uma arma de salvação que Deus dá, àqueles que quer salvar.” (São João Damasceno)
Mariana Brito
Missionária da Missão Maria de Nazaré