Estamos na quarta-feira santa. Amanhã já entraremos no tríduo pascal, o ápice da fé católica. Celebraremos pelo o que vivemos e somos: a Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. E quantas loucuras Deus fez de Amor por nós! Ele foi abandonado, morto, numa Cruz por amor a mim e a ti, de modo que Ele diz no Evangelho um trecho do Salmo: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” (Mt 27, 46)
Esse salmo que Jesus clama no alto da cruz, profetiza pelos lábios do rei Davi, o abandono do próprio Cristo na Cruz, por amor a nós. “Riem de mim todos aqueles que me veem, torcem os lábios e sacodem a cabeça”. Aquele que criou todo o universo e tem por companhia todas as hirarquias de anjos, é agora abandonado na Cruz, como um bandido, como o pior dos bandidos.
Nossa resposta deve ser a mesma de Santo Afonso: “não foram os judeus e nem mesmo os carrascos romanos que Vos mataram, Senhor, mas os eu com os meus pecados”. Jesus se sentiu abandonado na Cruz, abandonado do nosso amor, da nossa companhia, pois todas as vezes que pecamos, estamos nos voltamos de costas para Ele e O abandonando.
“Vós, porém, ó meu Senhor, não fiqueis longe, ó minha força, vinde logo em meu socorro!”, diz ainda o salmo. Essas palavras proféticas de Davi pode ser bem colocada nos lábios do Senhor na Cruz. Embora fosse Deus, Ele teve que aprender a obediência e a entrega, como diz a carta aos Hebreus (cf. Cap. 5, 8-9), e entregou-Se às Mãos do Pai, por amor ao Pai e por Amor àqueles que o Pai Lhe confiou (cf. Jo 6, 37). Também nós, em nossos calvários, não respondamos a Deus com desconfiança ou murmuração, mas sejamos homens e mulheres capazes de confiar e lançar nas mãos de Deus a nossa vida. Deus é nossa força que vem logo em nosso socorro!
Por fim, a partir de amanhã todos os cristãos católicos, do nascente ao poente, devem vestir-se de piedade para comtemplar mais uma vez um Deus que irá se abandonar por Amor a nós ao lenho da Cruz, mas que ao terceiro dia, fará rolar as pedras do sepulcro. Que o Senhor nos conceda um piedoso e santo tríduo pascal!
Emanuel de Jesus
Missionário da Comunidade Católica Missão Maria de Nazaré