Você sabe o que é ser cristão? Os Santos Padres da Igreja diziam que ser “christianus alter Christus”, isto é, “o cristão é um outro Cristo”.
Quando nós somos batizados e nos tornamos membros do Corpo de Cristo, precisamos compreender que esse significado é real: nós, cristãos batizados, realmente somos o Corpo de Cristo e devemos viver do Seu mesmo Espírito.
Porém, muitas vezes deixamos de lado essa busca de viver conforme Cristo e não nos adequamos a este Corpo perfeito. Pelo contrário, nós nos deformamos quando nos conformamos com o mundo e nos tornamos coisas diferentes daquilo que Deus sonhou para nós.
Uma vez batizados, precisamos compreender que esse chamado de sermos como outro Cristo necessita de uma resposta. Uma resposta diária e constante.
Precisamos reconhecer que todos os dias as tentações tentam desviar o nosso olhar daquilo que é a Vontade de Deus para a nossa vida. Diante disso, nós precisamos estar atentos e em união com Ele, para perceber essas situações e vencer essas batalhas que diariamente aparecem para nos afastar do Senhor.
Porém, devido às nossas más inclinações, facilmente nos deixamos seduzir por tais tentações. E, ao cairmos, podemos achar que permanecer no Senhor e seguir seus Mandamentos de forma constante é algo que não conseguiremos fazer.
Muitas das nossas frequentes quedas nos fazem perder o ânimo de continuar.
Mas, nesse momento precisamos recordar que o Senhor nos fez um chamado de sermos como Ele, e também deixou uma mãe para auxiliar-nos nessa missão.
O papel da Virgem Maria em nossa Salvação não é algo sentimental, a Virgem Maria nos ajuda em atos concretos. Da mesma forma que ela nutriu, amamentou, sustentou e cuidou do Corpo de Jesus em sua primeira vinda, será essa a mãe que cuidará de você e te formará para que você se torne um outro Cristo.
Uma das verdades fundamentais da devoção à Santíssima Virgem é que seu fim último é Jesus. É fazer com que nós nos aproximemos cada dia mais de Jesus, é nos tornar cada dia mais parecidos com Nosso Senhor Jesus Cristo, pois é em Jesus Cristo que habita toda a plenitude da Divindade e todas as outras plenitudes de graças, virtudes e perfeições.
Nós reconhecemos Jesus como nosso único mestre que deve ensinar-nos, nosso único Senhor que devemos depender, nosso único chefe ao qual devemos estar unidos, nosso único modelo, com o qual devemos conformar-nos, Jesus é o fim último.
E a devoção a Virgem Maria é um meio para atingirmos esse fim. Ela é a guia que nos ajudará a aprender de Jesus, depender de Jesus, obedecer a Jesus, nos conformar com Jesus.
Uma vez que ela foi quem mais se conformou a Jesus aqui na terra, ela, por graça de Deus, será quem nos ajudará diariamente a crescer nas virtudes que nos aproximam de seu Filho.
Para vivermos a devoção a Nossa Senhora, precisamos compreender esta verdade fundamental, do contrário estaremos nos enganando e vivendo uma falsa devoção.
“Se a devoção à Santíssima Virgem nos afastasse de Jesus Cristo, seria preciso rejeitá-la como uma ilusão do demônio. Mas é tão contrário, que, como já fiz ver e farei ainda, nas páginas seguintes, esta devoção só nos é necessária para encontrar Jesus Cristo, amá-lo ternamente e fielmente servi-lo”.
Acolhamos essa mãe que deseja auxiliar-nos nessa luta constante e diária.
Faça um pequeno exame de consciência e entregue a Nossa Senhora aquilo que mais tem te afastado de Jesus. Peça a ela que te mostre como vencer essas tentações. Experimente rezar o terço nessa intenção. A mãe nunca nos deixa desamparados. Se quisermos ser mais de Jesus, sejamos mais de Maria e ela nos ensinará o que devemos fazer.