Crescer na pureza ceramente demanda esforço humano, mas nós também somos auxiliados pela graça sobrenatural. Aqui, é crucial distinguir entre a indulgência, a repressão e a redenção.
Quando a luxúria se inflama bruscamente, a maioria das pessoas pensa ter somente duas escolhas: satisfazer ou reprimir. Se essas forem as duas ´nicas opções, qual delas parece mais “santa”? A represão.
Contudo, existe outro caminho! Em vez de reprimir a luxúria tentando empurrá-la para o subconsciente, tentando ignorá-la ou buscando aniquila-la, devemos submeter nossa lu´xuria a Cristo e permitir que Ele a ‘crucifique’.
À medida que o fazemos, “o Espírito do Senhor dá nova forma aos nossos desejos” (CIC 2764). À medida que permitimos que a luxúria seja crucificada, nós também passamos a experimentar a ressurreição do plano original de Deus para o eros.
Não imediatamente, mas gradualmente, ao passo que tomamos nossa cruz todos os dias e seguimos, que passamos por várias (e, por ezes, dolorosas) purificações e, através de tudo isso, chegarmos a experimentar o desejo sexual como o poder de amar à imagem de Deus.
West Christopher. Teologia do Corpo para iniciantes: redescobrindo o significado da vida, amor, sexo e genêro. p. 89-90.