Conforme também explicado na formação “O que é ideologia de gênero”, a ideologia é um corpo fechado de crenças sobre si mesma que pretende dar uma explicação de todas as coisas com um interesse particular, ou seja, dar explicação sobre algo, porém com intenções sobre aquela explicação. Desta forma, a doutrinação se utiliza dessas ideologias para impor a um indivíduo alguma crença sem direcioná-lo a verdade e sem aceitar qualquer outra opinião distinta.
Este ato de imposição de ideias vem se tornando cada vez mais realidade dentro do ensino das escolas, formando alunos que não conseguem tomar decisões por si mesmos, imaturos para discutir opiniões divergentes e com dificuldade de raciocínios lógicos sobre o ser (formação), da humanidade ou mesmo, sem embasamento de fontes concretas sobre a coisa, tornando-se então, meros repetidores sobre as crenças que os formaram.
Enquanto católicos combatemos veemente tais ideologias apenas demonstrando a verdade, contudo alguns ainda afirmam que a educação católica também doutrina. O que você acha disto? Vejamos o que diz Dom Antônio Augusto Dias Duarte, Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro em uma entrevista à Missão Maria de Nazaré:
“As ideologias destroem o patrimônio mais valioso da humanidade que é o ser humano.
A educação católica busca promover o encontro do homem com Deus e especificamente do batizado com Cristo e a verdade não é uma fórmula ou sistema de ideias, mas é uma pessoa: Jesus Cristo. Qualquer ideologia é o sistema fechado de ideias que visa uma reengenharia social, visa criar uma sociedade formata por ideias e o cristianismo não formata ninguém, mas forma. E formar não é formatar, não é dar uma fôrma, mas desenvolver toda a potencialidade presente no ser humano, no caso, o ser humano batizado, desenvolver toda a capacidade da graça de Deus, transformar o homem a imagem e semelhança de Cristo.
A educação católica não é propriamente dita uma doutrinação, mas sim uma promoção desse encontro que levará ao conhecimento, que levara a uma amizade, que a amizade propriamente dita é uma identificação com um amigo. Por isso, Jesus Cristo, no seu ensino de anunciar a verdade foi muito enfático em um dado momento, deixou de chamar discípulos mas passou a chamar amigos: “já não vos chamo servos…, mas chamo-vos amigos” (Jo 15,15).
Quantas Ideologias doutrinam ideias visando uma reengenharia social e cultural, mas o cristianismo apresenta uma Pessoa, e essa Pessoa vem a nós oferecendo uma amizade. Essa diferença é substancial, não é metodológica, nem se quer principialista, não se ensina princípios, isto vem como consequência. Quando os amigos se identificam, também vão se identificando nos princípios, nos conhecimentos, vão compartilhando e se enriquecendo mutuamente através dessa comunicação dos valores, esta é a grande diferença.
A educação católica não é doutrinação, no sentido estrito da palavra, mas é uma promoção do encontro e da amizade com Cristo.”
Deryanne Bezerra
Missionária da Comunidade Católica Missão Maria de Nazaré
Referências:
As ideologias dentro das escolas. Dom Antônio Augusto. https://www.youtube.com/watch?v=SKDArpRJp7E