Responder a uma vocação é responder a um chamado, e quem nos faz é o próprio Deus. Ele nos chama a respondermos no batismo, a partir da fé dos nossos pais, o chamado à Santidade, chamado este que confirmamos na Crisma com a nossa própria fé.
Somos também chamados a viver esta Santidade em um estado de vida específico, uns como celibatários, outros no matrimônio. Mas ambos vivendo os mandamentos e o evangelho com a mesma intensidade, dentro da realidade em que vivem.
Há porém um outro chamado a respondermos nesta vida, e este diz respeito ao lugar onde devemos buscar a Santidade. Podemos viver em uma comunidade paroquial, por exemplo, ou em um grupo pastoral, mas nunca sozinhos. É preciso caminhar com um povo, o povo de Deus.
Este lugar pode ser também um Carisma. Que é na verdade um jeito, uma linguagem para comunicarmos a boa nova do Reino de Deus. O Carisma é um meio para se chegar a Deus, como diz São Paulo no capítulo 12 da segunda carta aos Coríntios: muitos são os carismas mas um só é o Espírito.
Um destes vários carismas existentes na Igreja é o Carisma da Comunidade Missão Maria de Nazaré. Carisma de ser Mãe, gerar e formar vida nova. Um Carisma que cuida da vida humana, da concepção até a morte natural, que cuida das crianças mais vulneráveis (no Família Acolhedora), que acolhe os idosos mais limitados (no Lar dos Idosos), que educa os jovens e os forma nas virtudes (no Colégio Magnificat) e que gera para vida nova a partir dos eventos de evangelização. Porém, mais do que fazer, nós somos chamados a ser, a exemplo de Maria Santíssima, mãe de um povo sedento de Deus.
Neste mês das vocações, quero louvar a Deus por este Carisma que tão bem tem feito a Igreja e convido meus irmãos a renovarem seu chamado nesta Comunidade. Que tudo seja para Glória de Deus, para salvação das almas e para nossa santificação pessoal.
Valdo Júnior | Cofundador da Comunidade Católica Missão Maria de Nazaré