Sou Marcelo de Oliveira, tenho 39 anos, casado com Karen, e temos cinco filhos, Davi Gabriel (13), Kiara Luiza (11), José Henrique (8), João Paulo (4), e nosso bebezinho que está sendo gestado. Somos provenientes do Rio Grande do Sul.
Somos missionários desde 2008, quando deixamos tudo, para seguir ao Senhor mais íntima e radicalmente, em uma Nova Comunidade, a qual o Senhor mesmo havia nos chamado naquele tempo. E justamente depois de bons anos nesta obra, tive o primeiro contato com Eduardo Rivelly, nosso fundador, que participava esporadicamente de encontros de formação, promovidos pela comunidade a qual pertencíamos.
Desde os primeiros contatos com o Du o que mais me marcou, foi a doçura e radicalidade do seu coração, dimensões que parecem inconciliáveis e até divergentes, mas para um coração materno, não. O amor e zelo, pela missão da família, na Igreja e no mundo, seriam consecutivamente, um fruto deste carisma tão fecundo, que havia em seu coração, e que era perceptível na sua coerência. Como me edificou o seu testemunho de esposo, pai e missionário desde o primeiro momento em que o conheci. Em 2018, devido a esta amizade do Eduardo para com a comunidade que pertencíamos, e frente a necessidade de aprimorarmos nossa consagração a Deus enquanto família, tendo em vista esta característica forte da MMN, fomos enviados para um tempo de formação, tendo como foco o mencionado.
Já na nossa chegada, era nítida a obra que o Senhor começou em nós como família, em cada partilha com o Du, mas também com cada irmão. Pontos importantes como distinção de papéis no ambiente familiar, o ordenamento da rotina, a solidez do casal, embora já tivéssemos ouvido falar, firmaram-se como colunas na nossa visão e experiência de família, e tantos outros detalhes que nos deram firmeza, e renovaram nossa autoridade frente a nossa casa e nossa missão na Igreja. Na dimensão da vida fraterna, foi muito natural e até acentuado o vínculo que fomos astabelecendo em tão pouco tempo, e a comunhão que vivíamos na evangelização trazia muita fecundidade, e consequentemente muitos frutos.
Embora tantas maravilhas vivenciadas aqui, neste período, nunca cogitamos a possibilidade de vocação na Missão Maria de Nazaré, por que para nós, a nossa vocação já estava resolvida, depois de 10 anos de Comunidade, na nossa caminhada. Firmado o dia de regressarmos para o Rio Grande do Sul, em uma adoração eucarística, meu coração me questionava, profundamente: como eu poderia ficar sem aquela “amizade espiritual”, aquele auxílio do alto, do direcionamento do Eduardo, que fora resposta de Deus para nós naquele período? Percebi assim que havia um vínculo muito forte, e que eu entendia como uma amizade na fé.
Regressamos então para o Rio Grande do Sul, e nossa vida estabeleceu-se como o novo formato que havíamos vivido em Divinópolis, por pura providência de Deus. Logo, nossa família podia firmar-se cada vez mais naqueles pontos fundamentais para realmente viver como uma família consagrada, porém em cada luta no caminho lembravamos da experiência em Divinópolis, e muitas vezes o Senhor nos direcionou deste modo. No final do ano de 2021, ouve um discernimento novo a respeito da nossa vocação, e depois de muito rezar e escutar ao Senhor, ficou claro que o Senhor nos chamava a viver a experiência do carisma Missão Maria de Nazaré, agora como vocação.
Depois de conversado, e partilhado com calma com Du e Carla, tivemos a feliz resposta de confirmação, que poderíamos sim, vir para Divinópolis para a referida experiência no Carisma MMN. Chegamos em Divinópolis no dia 02 de janeiro de 2022, e desde então o Senhor passou a nos gerar de forma extraordinária neste carisma apaixonante! Já no primeiro retiro de etapa formativa que fiz, o próprio Senhor mostrou-me claramente a presença de sua Mãe, em todos os momentos da minha vida, desde a minha concepção até chegar a este carisma Mariano. Que confirmação maravilhosa!
Outro ponto, foi que em tudo, a vida fraterna vivenciada aqui, ia nos restaurando de marcas profundas que o Senhor queria nos curar, “com laços de humanidade”, de como Ele mesmo expressa em sua Santa Palavra, e como é próprio do nosso carisma, enquanto formação humana.
Também sob uma nova leitura da minha história, me vi desde o começo da minha caminhada cercado de muitos jovens e até mesmo, atuando muito na formação e evangelização deles. Como já mencionei nesta partilha, nossa missão de família na igreja sempre foi algo, que inquietava nosso coração, para respondermos inteiramente segundo a vontade de Deus para nós, isso referindo-se a radicalidade que o senhor nos chamava nesta vocação.
E aqui no carisma Missão Maria de Nazaré, tivemos respostas sólidas, especialmente quanto as realidades mais triviais e ordinárias da missão familiar, permeando assim toda a luta diária de fidelidade a Deus, pela Sua própria presença, atuação, e graça. Hoje já colhemos muitíssimos frutos disto em todas as áreas da nossa família, desde o relacionamento como casal, o grande desafio da educação dos filhos, até o ordenamento da família num todo.
Encerrando esta partilha posso dizer que, tendo conhecido a tantos carismas ao longo do meu caminho, sou privilegiado por Deus na sua misericórdia, ao ter conhecido este Carisma que corresponde à busca mais profunda do meu coração, de viver a Santidade de fato, encarnada, na Sua Igreja, conforme a um bons anos atrás imprimiu no meu coração, as palavras de São Bernardo: ” Primeiro o homem, depois o santo”, cumprindo assim o desígnio do Seu amor apaixonado, por mim, o de unir-me a ele e desposar minha alma, e serei inteiramente seu para sempre.