“Nada acontece que Deus não tenha previsto desde toda a eternidade”. Santa Teresinha do Menino Jesus
Eu me chamo Valenttina, tenho 22 anos e sou Membro da Missão Maria de Nazaré desde 2019.
2019 foi o ano do meu ingresso na Comunidade, entretanto, posso testemunhar o toque deste Carisma em minha vida desde a minha infância.
O Carisma já me alcançava através do meu Tio Júnior (participante assíduo do GJ de longa data); através do Valdo (nosso Cofundador) que ministrava palestras na escola onde eu estudava; através de irmãos de Comunidade (como a Brenda) que já faziam parte do meu ciclo de amizades; entre tantos outros pequenos exemplos que eu poderia citar.
A minha história direta com o Carisma iniciou-se em 2017, ano em que comecei a caminhar no Grupo de Jovens Maria de Nazaré. Esse período em minha vida foi muito importante; estava aos 14/15 anos vivendo as minhas primeiras experiências com o amor de Deus, apesar de desde a minha infância ter vivenciado muitas coisas na Igreja.
A partir do Grupo de Jovens vieram outras experiências, como os retiros, os eventos, as caravanas… A experiência de SER IGREJA, buscando os sacramentos, a vida de oração, a fraternidade, as formações.
É certo de que em cada experiência de nossas vidas temos a conclusão daquilo que é BOM ou RUIM, daquilo que é VERDADE ou MENTIRA, daquilo que é PASSAGEIRO ou ETERNO.
E a partir dessas experiências e das respostas do meu coração a cada uma delas fui sendo transformada. Muitas coisas mudaram; os gostos, os desejos, as prioridades, as relações.
Depois do primeiro processo da minha conversão, já com os meus 16 anos, caminhava ainda em meio a muitas dificuldades, quedas, erros, mas com um grande desejo de SER LIVRE PARA AMAR VERDADEIRAMENTE A DEUS.
Neste momento eu já fazia parte na Comunidade como membro do 3°Elo mas Deus me chamava a pertencer à Ele, neste Carisma, como Consagrada.
Foi então que no ano de 2019 ingressei no processo vocacional da Comunidade com o desejo de SER O QUE DEUS PENSA DE MIM, ainda que eu não compreendesse imediatamente.
Desde então, ao longo desses anos, tenho a graça de ser gerada, formada e de ganhar vida nova, AQUI!
No princípio eu pensava que seria muito difícil dar “o meu tudo” para Deus. Hoje compreendo que Aquele que É O TUDO, recebeu com largueza o “nada” da minha vocação, o “nada” que sou eu, e que ELE mesmo se fez TUDO EM MIM e para mim.
Aos olhos de muitos conhecidos, amigos e até familiares a minha escolha trouxe muitas perdas.
Posso afirmar com muita alegria que nada perdi! Tudo ganhei!
Ganhei a Vida com Cristo e com Ele, uma família espiritual e até mesmo a minha futura família!
“Consciente de não tê-la ainda conquistado, só procuro isto: prescindindo do passado e atirando-me ao que resta para a frente, persigo o alvo, rumo ao prêmio celeste, ao qual Deus nos chama, em Jesus Cristo.
Nós, mais aperfeiçoados que somos, ponhamos nisto o nosso afeto; e se tendes outro sentir, sobre isto Deus vos há de esclarecer.
Contudo, seja qual for o grau a que chegamos, o que importa é prosseguir decididamente”. (Fl 3, 13-16)