“Pelo fato do verbo ter se encarnado, o corpo entra na Teologia pela porta principal”. Por meio desta frase, o Papa João Paulo II vem justificar o título desta ilustre obra: “Teologia do Corpo”. À primeira vista pode parecer contraditória, já que temos a equivocada ideia, que tudo aquilo que se refere à Teologia – Teo (Deus) e Logia (Estudo) – tem ligação somente com o campo espiritual ou metafísico. No entanto, para o cristianismo, a encarnação de Cristo denota o valor do corpo, já que o próprio Deus se fez corpo, entregou seu corpo numa cruz, ressuscitou ao terceiro dia com seu corpo glorioso, entrega o seu corpo diariamente na eucaristia, para que sejamos com ele um só corpo, na qual Ele é a cabeça e nós os membros (cf. Rom 12, 5).
Esta Teologia, embora ainda pouco divulgada no Brasil, pode ser considerada a obra prima de João Paulo II, já que alguns de seus biógrafos afirmam que no futuro ele será mais conhecido como o papa da Teologia do Corpo do que o papa que colocou à baixo o comunismo. Está obra é composta por 129 catequeses realizadas durante as quartas feiras no Vaticano, entre os anos de 1979 a novembro de 1984, com algumas interrupções como, por exemplo, o atentado sofrido em 13 de maio de 1981.
A finalidade deste trabalho é apresentar o ensinamento da Igreja sobre a sexualidade e o amor humano. Porém, este estudo vai muito além de orientações morais acerca da sexualidade humana, mas quer nos levar a conhecer o sentido da vida, o nosso chamado como homens e mulheres segundo o coração de Deus.
Deste modo, por ser tão profundo e necessário este estudo para nossa formação humana, será iniciado nas quartas-feiras do mês de março de 2020, a publicação semanal de textos sobre a Teologia do Corpo no site www.mariadenazare.com, com o objetivo de popularizar está importante obra. Esperamos que estes breves comentários, escritos em linguagem simples e acessível, possam ajudar todos aqueles que desejam conhecer mais a si mesmos e o projeto original de Deus para suas vidas.
Valdo M. Ribeiro Jr. | Missionário da Missão Maria de Nazaré