Arquidioceses, dioceses e Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estão se manifestando contra a proposta que descriminaliza o aborto até a 12ª semana de gestação, que está sendo discutida na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442, nesta sexta-feira, 3, e no próximo dia 6 de agosto em audiência pública convocada pela ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A ação sustenta que dois dispositivos do Código Penal que instituem a criminalização da interrupção voluntária da gravidez afrontam a dignidade da pessoa humana, a cidadania, a não discriminação, a inviolabilidade da vida, a liberdade, a igualdade, a proibição de tortura ou o tratamento desumano e degradante, a saúde e o planejamento familiar das mulheres e os direitos sexuais e reprodutivos.
Diante dessa realidade, Dom José Carlos pediu para todos os fiéis se mobilizarem à favor da vida. E, um grupo em Divinópolis, está organizando vários Atos em Defesa da Vida, na cidade. O grupo é formado pela Pastoral Familiar Diocesana, Equipes de Nossa Senhora, Missão Maria de Nazaré, Sacramento de Amor e Diocese de Divinópolis.
O primeiro ato aconteceu na noite desta quarta-feira, 1º de agosto, na Missa da Família, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Bom Pastor, em Divinópolis. Já o segundo Ato em Defesa da Vida aconteceu na Catedral Diocesana na noite desta sexta-feira, 03 de agosto, na Catedral Diocesana. O Ato foi iniciado com a adoração Eucarística, onde o Bispo Diocesano pediu para que todos rezem pela vida, para que o aborto não seja legalizado no Brasil. Já em sua homilia, Dom José Carlos lembrou, primeiramente, das mulheres grávidas. Em seguida, o bispo pediu para rezar pelos nascituros. E por fim, Dom José pediu para os católicos assinarem petições e abaixo-assinados à favor da vida.