De 17 a 19 de abril, um grupo de consagrados da comunidade Missão Maria de Nazaré participaram de um Aprofundamento Núcleo Familiar com o tema “Identidade sexual e ideologia de gênero”, na Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP). No encontro, os missionários puderam refletir e se aprofundar na compreensão da temática sobre identidade sexual e ideologia de gênero, sob a perspectiva da Igreja, abordando o assunto com base nos textos bíblicos, estimulando a promoção de um diálogo maduro e um agir misericordioso ao tratar desse realidade.
Participaram do aprofundamento o fundador e a cofundadora da comunidade, Eduardo e Carla Rivelly, o casal Matheus Marçal e Janaína Nunes e Pedro dos Santos. Para Eduardo Rivelly, “foi muito importante a presença nesse aprofundamento por vários motivos, além do tema ser atual, nosso carisma é gerar e formar vida nova. Portanto, na dimensão formativa, precisamos aprofundar-nos na formação cristã. Hoje, os adolescentes e jovens vivenciam muitos conflitos na sexualidade e sua identidade. Dessa forma, acessarmos essas informações e sermos formados nesses conteúdos torna-se fundamental para as ações sociais e de evangelização da comunidade.”
Houve as participações, no aprofundamento, do padre Rafael Solano, pós-doutorado e Teologia Moral e Familiar pelo Pontifício Instituto João Paulo II de Roma, e a médica, especializada em ginecologia obstetrícia, Elizabeth Kiperman Cerqueira, que também é diretora do CIEB – Centro Interdisciplinar de Estudos em Bioética do Hospital São Francisco de Assis, de Jacareí (SP), e membra da Comissão de Bioética da CNBB. O encontro foi um espaço para formação tanto da família quanto de educadores, profissionais da saúde, coordenadores de grupos, leigos e sacerdotes para uma melhor abordagem e intervenção no cuidado com a identidade sexual e ideologia de gênero na atualidade.