No dia 26 de novembro, término do ano litúrgico, a Igreja Católica comemora a “Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo”, e junto com ela, a cada ano, o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas. E, pela quarta vez, a Diocese de Divinópolis preparou uma festa para celebrar o dia dos leigos, com uma celebração chamada de Festa do Povo de Deus.
Neste ano, o a Festa do Povo de Deus aconteceu, às 9 horas, na Catedral Diocesana e marcou o início do Ano Nacional do Laicato que tem como tema “Cristãos Leigos e Leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema “Sal da Terra e Luz do Mundo”. A Santa Missa foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom José Carlos, e concelebrada pelo Padre Luis Carlos Amorim e pelo Padre José Raimundo Bechelaine.
A celebração contou com a presença do Conselho de Leigos da Diocese de Divinópolis, que celebra 25 de criação, e com fieis vindos de várias paróquias da diocese. A Missão Maria de Nazaré teve uma presença marcante. Vários membros da comunidade estiveram presentes na celebração.
“O Ano do Laicato nos empolga e fomenta em nós uma feliz e agradável expectativa, para juntos escutarmos o que diz o Espírito Santo aos nossos corações e assumirmos a ação transformadora na Igreja e no mundo. A obra é de Deus e de todos nós”, afirma o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, Dom Severino Clasen.
O bispo espera que, no Ano do Laicato, a partir de cada reflexão, os leigos possam ouvir Jesus Cristo os chamando e os enviando para serem sal, luz e fermento na massa. “Vamos todos, através da oração e meditação da Palavra de Deus, de olhos abertos para a realidade onde vivemos, transformar as injustiças em relações de paz e amor”, exorta.
Em entrevista para a nossa equipe de reportagem, Dom José Carlos falou da importância do laicato para a Igreja; ouça:
COM INFORMAÇÕES DA DIOCESE DE DIVINÓPOLIS