Proteger a criança ou o adolescente que vive em situação de risco à sua integridade é um dever do Estado, mas também uma responsabilidade social. Segundo dados da Secretaria de Direitos Humanos, cerca de 70% dos casos de violência e abuso infantil e exploração de adolescentes no Brasil acontecem dentro de casa, ou seja, agressores e vítimas, muitas vezes, convivem diariamente no mesmo ambiente.
A violência pode ser física, psicológica, sexual ou por negligência. As consequências são diversas, mas todas convergem para o prejuízo causado no desenvolvimento saudável desses jovens. Ansiedade, depressão, fobias, tentativas de suicídio, agressividade, baixo rendimento escolar e problemas de autoestima são algumas das adversidades que surgem para quem é violentado durante a infância. As consequências são tão graves porque acontecem em uma fase de formação do indivíduo, na qual deveria ser amparado e instruído com sabedoria pelas figuras adultas e responsáveis por zelar por seu bem-estar.
Como a principal missão da Comunidade Católica Missão Maria de Nazaré é combater a Cultura de Morte, seja onde for, através do carisma de “Ser Mãe, Gerar e Formar Vida Nova”, a foi lançada, no dia 04 de dezembro, na cidade de Uruaçu/GO, a campanha “Denunciar é Proteger”. Em Uruaçu/GO, além dos diversos projetos de evangelização, a Missão Maria de Nazaré desenvolve um bonito trabalho social à frente da Instituição Acolhedora Casa de Maria Mãe e Mestra.
O Conselho Tutelar é o principal órgão de defesa da criança e do adolescente. Qualquer cidadão pode fazer uma denúncia anônima sobre casos de maus-tratos e negligência, e eles serão apurados pelos dirigentes deste conselho. A denúncia deve ser feita pelo Disque 100 ou pelos telefones do Conselho Tutelar, no caso de Uruaçu os telefones são (62) 9 8592-1307 ou (62) 3357-4667.