No dia 17 de maio de 2020 a Diocese de Divinópolis celebra 61 anos de evangelização no centro-oeste mineiro. Para celebrar esta data tão especial, aconteceu na manhã deste domingo, a Santa Missa em ação de graças pelo aniversário da Diocese e pelos 50 anos do ECC.
Presidida por Dom José Carlos e concelebrada pelo Padre Paulo Sérgio, Vigário Geral, a celebração foi transmitida, direto da Missão Maria de Nazaré, e foi transmitida pelas redes sociais da Diocese e pela TV Candidés. Celebrada de forma privada, a celebração contou apenas com as presenças dos padres, do casal coordenador do ECC, Sr. Júlio e Dona Zélia, agentes da Pastoral do Surdo e pela equipe técnica necessária para realizar a transmissão. Até o fechamento desta reportagem a live ultrapassou mais de 8000 visualizações nas redes sociais.
Em sua homilia, Dom José Carlos seguiu o itinerário que ele vem percorrendo neste tempo pascal do questionamento “Onde está Jesus?”; confira:
Após a celebração, aconteceu uma live celebrativa pelos 50 anos do ECC; assista:
A DIOCESE
A Diocese de Divinópolis, criada no dia 11 de julho de 1958, pela bula “Qui a Christo”, do Papa Pio XII, é desmembrada da Arquidiocese de Belo Horizonte e da diocese de Luz. A instalação aconteceu no dia 17 de maio de 1959, quando foi sagrado o seu 1º Bispo Diocesano, Dom Cristiano Frederico Portela de Araújo Pena que renunciou ao governo da diocese no dia 26 de março de 1979. O 2º bispo foi Dom José Costa Campos, transferido da Diocese de Valença-RJ, que tomou posse no dia 20 de maio de 1979 e renunciou em 05 defevereiro de 1989. Dom José Belvino, 3º bispo da diocese, tomou posse no dia 11 de junho de 1989, um mês após o Papa divulgar sua transferência. Dom José Belvino renunciou no dia 11 de fevereiro de 2009. O 4º bispo, Dom Tarcisio Nascentes dos Santos, tomou posse no dia 17 de maio de 2009, e no dia 01º de agosto de 2012 foi transferido para a Diocese de Duque de Caxias – RJ. No dia 25 de maio de 2014, aconteceu a ordenação episcopal e posse canônica do 5º bispo da diocese, Dom José Carlos de Souza Campos.
Pertence à província eclesiástica de Belo Horizonte e ao Conselho Episcopal Regional Leste II da CNBB. Está localizada no centro meridional do estado de Minas Gerais, limitando-se com a Arquidiocese de Belo Horizonte e as dioceses de Sete Lagoas, Oliveira e Luz..
Atualmente a Diocese conta com 54 paróquias, divididas em 7 foranias em 25 municípios. A organização pastoral da diocese está assim constituída no Conselho Diocesano de Pastoral: pastorais Cebs, Movimentos, Novas Comunidades e o Conselho Diocesano de Leigos.
Assista, na íntegra, o vídeo da celebração:
POR TÚLIO VELOSO