Na manhã do sábado, 02 de maio, o Conselho Diocesano de Pastoral encontrou-se no Centro Diocesano de Pastoral, para a Reunião Ordinária mensal. Os fundadores e representantes das Novas Comunidades da Diocese de Divinópolis estavam presentes, inclusive Eduardo Rivelly, fundador da comunidade MMN. A pauta principal da reunião realizar os primeiros encaminhamentos da Caminhada pela Paz, proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Após o Secretário Executivo da Pastoral Diocesana, Ramon Campos, ler a pauta da última reunião, realizada em abril, os coordenadores, leigos e padres dos movimentos, pastorais, foranias e Novas Comunidades leram o Texto-Base “Somos da Paz”, da CNBB.
Em comunhão com a CNBB, a Diocese de Divinópolis vai realizar a “Caminhada pela Paz” no dia 4 de outubro. A Caminhada acontecerá dentro da programação do Dia Nacional da Juventude (DNJ), pois, segundo o Vigário da Forania do Divino Espírito Santo, Padre Carlos Henrique, “os jovens são os mais afetados, quando se trata de violência”. Neste ano, o DNJ, que ainda não está com local definido, terá o suporte e apoio de todo o Conselho Diocesano de Pastoral e, consequentemente, de todas as pastorais, movimentos e Novas Comunidades da Diocese.
Também ficou definido que as paróquias promoverão uma Caminhada pela Paz, na Semana da Família, em agosto, em suas realidades próprias, com o intuito de envolver o maior números de fiéis numa “conscientização pela paz”.
Após devidos encaminhamentos da Caminhada da Paz pelo Pe. Emerson, foram proferidos os recados e avisos de vários movimentos e pastorais.