O dia 05 de julho foi de muita agitação para a juventude da forania de Santo Antônio. Os jovens passaram o dia inteiro empenhados em pensar, rezar e celebrar o grande desafio de paz tão sonhada em um mundo marcado por tantas situações de violência. A cidade de Mateus Leme acolheu jovens que fazem parte da Pastoral da Juventude, TLC – Treinamento de Liderança Cristã, Movimento Jovem da RCC, Fanfarra de Mateus Leme, Trilheiros e demais jovens que quiseram participar, provenientes das paróquias que compõem a forania.
A juventude toda se empenhou para que o encontro fosse marcante na vida de quem participasse. O dia começou cedo com a acolhida no coreto da praça central da cidade e em seguida uma animada caminhada pela paz na principal avenida da cidade em direção ao Poliesportivo OSPASA. Ao chegar, foram feitas pregações sobre a paz, momentos de oração, apresentações de teatro, dança e o encerramento com a Santa Missa presidida pelo vigário forâneo Pe. Francisco e concelebrada pelos padres Aldair e Daniel. Eduardo Rivelly fez uma pregação na parte da manhã e ministrou, juntamente com o Padre Daniel Leão, uma adoração ao Santíssimo Sacramento.
Querer a paz já é um começo, porém é necessário querer tornar isso possível. Conscientes disso, o evento foi pensado em comunhão com o Ano da Paz proposto pela Igreja do Brasil iniciado no último Advento. Para que a paz realmente aconteça é necessário acolher a paz que Jesus doa, diferente da paz que o mundo oferece (Cf. Jo 14,27). Ele mesmo quem nos propõe nos colocar no mundo que precisa ser mudado. Os gestos mais simples fazem a diferença e trazem a paz, como oferecer um pequeno copo de água a alguém, ser mais tolerante e não “só” cruzar os braços lamentando as grandes situações de violência.
A paz é possível quando nos armamos do amor de Deus; a maior arma contra a violência!