A maioria dos modelos de tratamento para este público objetiva principalmente a dependência química. Embora esse seja o ponto central, que leva o sujeito a procurar o tratamento, estes jovens apresentam outros problemas associados ao uso abusivo de drogas. Acreditando nisso, o tratamento realizado pretende rever suas atitudes, sentimentos e emoções, além de colaborar na mudança da maneira de reagir frente às dificuldades e situações com que defronta na vida pessoal e social.
O tratamento tem duração de no mínimo seis meses e no máximo doze meses. Os meses são divididos em estágio/fases classificadas metaforicamente e ludicamente pelo sinal de trânsito, assim cada estágio se assemelha a uma cor, respectivamente vermelho, amarelo e verde, e funciona como diretriz estrutural do processo terapêutico. No programa os acolhidos realizam o objetivo de cada estágio ou fase, na maioria das vezes segundo uma escala temporal, de acordo com o processo de mudança de posicionamento de modo subjetivo, ou seja, cada um possui seu próprio tempo. Assim como a maturação gestacional que dura em média nove meses, o tratamento se conclui como forma de renascimento, confirmando assim o lema do projeto: “jovens novos para um mundo novo”.
De acordo com o projeto terapêutico, o tratamento que acontece na Comunidade Terapêutica São João Paulo II é baseado na conscientização, no autoconhecimento e responsabilização, por meio de um tripé terapêutico. Este tripé terapêutico é composto dos seguintes planos de trabalho:
- Plano de acompanhamento psicossocial: por meio de atendimentos individuais (psicoterapia) ou grupais como grupo psicoterapêutico estruturado (reunião dos sentimentos), grupo temático, reuniões familiares e grupo cidadania.
- Plano de terapia ocupacional: são trabalhos realizados por meio da laborterapia (horticultura, avicultura, organização pessoal e estrutural), de atividades lúdicas (jogos), profissionalizantes (oficinas de tapete, costura, informática etc.), atividades pedagógicas (reforço escolar, aula de inglês, libras etc.), atividade física (futebol, musculação etc.), espaços de discussão supervisionada (Reunião do Desabafo, Assembleias etc.) e Grupo de Passeio (conhecer pontos turísticos da cidade, teatro, cinema etc.).
- Plano de terapia espiritual: consiste na programação dos 12 passos da Pastoral da Sobriedade e atividades de desenvolvimento interior.
Para entrar em contato
Email: [email protected] .
Telefone: 037 3212-0818 ou 037 988239471