Instituição Acolhedora Casa de Maria Mãe e Mestra

Atualmente a Comunidade promove dois trabalhos de acolhimento de adolescentes, por meio da Instituição Acolhedora “Casa de Maria Mãe e Mestra” (unidade masculina e feminina). Este serviço assiste adolescentes que estão em situação de risco pessoal e social, no qual as famílias ou responsáveis se encontram temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção.

No Brasil, apenas com a promulgação do ECA que crianças e adolescentes passaram a ser concebidos como sujeitos de direito, em peculiar condição de desenvolvimento e que o encaminhamento para serviço de acolhimento passou a ser concebido como medida protetiva, de caráter excepcional e provisório. Em conformidade com as disposições deste estatuto, deve-se recorrer ao encaminhamento da criança e do adolescente a serviços de acolhimento apenas quando esgotados todos os recursos para sua manutenção na família de origem, extensa ou comunidade.

Além de toda orientação e exigência apresentada pela legislação vigente para o funcionamento do acolhimento aos adolescentes em situação de vulnerabilidade, o serviço realizado pela Comunidade Missão Maria de Nazaré possui como diferencial o desenvolvimento de cinco projetos que se relacionam com os objetivos e necessidades deste programa:

  1. Projeto Feira dos Pontos: trabalho de valorização do bom comportamento;
  2. Projeto Férias em Movimento: favorecimento do lazer e da conscientização educativa;
  3. Projeto Laços: fortalecimento de vínculo familiar e social;
  4. Projeto Reciclar: capacitação permanente dos colaboradores;

Unidade Feminina

A Unidade Feminina da Casa de Maria Mãe e Mestra fica localizada na Rua Gustavo Corsão, nº691, no bairro São Judas, em Divinópolis. A inauguração da unidade feminina ocorreu no dia 16 de setembro de 2014, com uma Santa Missa presidida pelo Padre Paulo Sérgio.

Para conhecer a unidade feminina da Casa de Maria Mãe Mestra basta ligar no (037) 3212-2781 ou 3212-8557; ou mandar um email para casademariafeminina@mariadenazare.com.

Missão Maria de Nazaré