Departamento São João Paulo II

O Departamento de Evangelização da Comunidade recebe o nome do Baluarte São João Paulo II, devido sua influência na dinâmica missionária e evangelizadora deste carisma. Este Departamento deve estar em unidade com a Igreja e em comunhão com o Clero, visando à comunicação com os outros grupos de evangelização. A evangelização desenvolvida pela comunidade pretende, também, difundir o carisma por meio das ações missionárias. O diretor deste departamento é o Matheus Marçal.

Dentro do Departamento São João Paulo II temos dois programas de evangelização:

Programa Amor Fecundo

O Programa de Evangelização “Amor Fecundo” é responsável por desenvolver trabalhos e projetos para casais, por meio de eventos de evangelização e retiros de final de semana. Além disso, a Comunidade assume como regra para os casais casados, membros de vida e aliança, o uso de Métodos Naturais e indica o Método de Ovulação Billings. Este programa também é responsável por difundir e promover a Teologia do corpo e o Grupo Pró-Vida, além do Grupo de oração para casais.

Os Projetos de Evangelização referentes ao programa Amor Fecundo são:

Grupo de Terço em Família 

tercoO Grupo de terço em família do programa de evangelização Amor Fecundo, tem como objetivo oportunizar a continuidade do crescimento na caminhada cristã dos casais e da família em geral, levando-os a perseverarem na fé, após os Eventos de Evangelização, principalmente, os retiros de primeiro encontro com Deus para casais promovidos pela comunidade.  A intenção é que o grupo aconteça semanalmente.

Planejamento Familiar (Método de Ovulação Billings – MOB)

mobO Planejamento Familiar, conforme as orientações da Igreja está fundamentado nos métodos naturais, uma vez que a utilização de dispositivos de barreira e medicamentos sintéticos são uma forma de se evitar a vida, portanto, são métodos contraceptivos. Os métodos naturais baseiam-se na auto-observação da mulher, em seu diálogo com o marido e, principalmente, na abertura do casal à vida.  Essa perspectiva representa, então, uma ideia oposta à contracepção. Dos métodos naturais disponíveis, o MOB (Método de Ovulação Billings) é o mais conhecido e eficiente.

Assim, a Missão Maria de Nazaré assumiu o MOB como um de seus Projetos de Evangelização, a fim de promovê-lo e ensiná-lo, tanto para casais quanto para mulheres que queiram conhecer sua fertilidade. O chamado a trabalhar com o MOB dentro da Comunidade MMN não se restringe apenas a orientação da Igreja, mas está relacionado diretamente ao carisma de ser mãe e gerar vida.

Grupo Pró-Vida

vidaO grupo “Família e Vida surgiu por meio da iniciativa da Missão Maria de Nazaré, juntamente com outros católicos,  de impedirem  a implantação da ideologia de Gênero no plano municipal de educação. Porém a partir deste movimento, surgiu a necessidade do grupo se organizar de moto mais efetivo contra toda cultura de morte que envolve nosso meio social, político entre outros. O Grupo Pró-Vida tem, portanto, o objetivo de defender e promover a Vida em todas as suas etapas.

Teologia do Corpo

papaA Teologia do Corpo, embora ainda pouco divulgada no Brasil, pode ser considerada a obra prima de São João Paulo II, pois alguns de seus biógrafos afirmam que no futuro o santo será mais conhecido como o papa da Teologia do Corpo, do que o papa que colocou à baixo o comunismo. A obra é composta por 129 catequeses realizadas durante as quartas-feiras no Vaticano, entre os anos de 1979 a novembro de 1984, com algumas interrupções como, por exemplo, o atentado sofrido em 13 de maio de 1981.

A Missão Maria de Nazaré assumiu pra si a responsabilidade em divulgar e promover a Teologia do Corpo por dois motivos: pelo baluarte da comunidade (São João Paulo II) e esta ser uma de suas principais obras; e pelo fato do conteúdo estar diretamente voltado ao carisma de gerar e formar vida nova, já que se trata basicamente da vida humana e do chamado de Deus para cada ser humano.

Deste modo, a Teologia do Corpo é mais do que um evento que a comunidade pretende promover anualmente, mas é um projeto que visa formar, principalmente os casais, para a vivência de uma afetividade e sexualidade sadia.

Retiros e Eventos para casais 

kairosOs Eventos de Evangelização são atividades muito reconhecidas, seja pela Igreja ou pela sociedade, dentre as ações desenvolvidas pela Missão Maria de Nazaré. Os principais tipos de eventos são: retiros, encontros, shows/apresentações artísticas evangelizadoras etc. Os retiros acontecem, geralmente, aos finais de semana, com momentos de adoração, animação, partilhas, pregações, músicas etc.

No caso do programa Amor Fecundo, o Retiro para Casais está focado em cônjuges com até 10 anos de matrimônio, na etapa inicial de sua vida conjugal. Existem também outros eventos direcionados para casais de namorados e de noivos, por exemplo, como os Encontros de afetividade e sexualidade que embora alguns deles sejam abertos também aos solteiros, tem uma abordagem voltada aos relacionamentos afetivos.

Programa É Possível Ser Feliz

O Programa É Possível Ser Feliz é responsável por desenvolver ações de evangelização para jovens, principalmente por meio de eventos de evangelização (como Retiros, Encontros, Grupos de Oração e de Perseverança). O retiro “É Possível Ser Feliz” (EPSF) foi estruturado há mais de 10 anos, com o foco no primeiro anúncio (Querigma) e na reconciliação familiar. A evangelização de jovens, objetiva levá-los a uma experiência única e inesquecível com Jesus, buscando sua perseverança na caminhada.

Os projetos de evangelização referentes ao Programa É Possível Ser Feliz são:

Grupo de Oração Maria de Nazaré

gomariadenazareO Grupo de Oração Maria de Nazaré existe a mais de 20 anos na Paróquia Santo Antônio, na Diocese de Divinópolis. É um grupo com a espiritualidade da Renovação Carismática Católica, cujo público-alvo são os jovens. Dez anos depois do início do Grupo de Oração Maria de Nazaré, foi constituída a Comunidade Missão Maria de Nazaré, assumindo-se no modelo das novas fundações. Após o surgimento da Comunidade, o grupo de oração continuou existindo, transformando-se em uma das ações evangelizadoras da Missão Maria de Nazaré. O grupo ocorre semanalmente, interagindo pregação, oração e música.

Grupo de Perseverança 

perseverancaO grupo de perseverança têm o objetivo de dar continuidade aos retiros de evangelização. Seja por meio dos seminários de vida no espírito, ou encontros de formação para os jovens, estes grupos, como o próprio nome já diz, tem a finalidade de levá-los a perseverarem na caminhada.

Os Grupos de Perseverança objetivam, portanto, oportunizar a continuidade do crescimento na caminhada cristã de seus participantes, levando-os a perseverarem na fé, principalmente, após os Eventos de Evangelização, como os Retiros EFSF, de primeiro encontro com Deus, no caso dos grupos desse programa. Geralmente, são propostos espaços de formação para o Grupo de Perseverança EPSF, como Seminários de Vida no Espírito e outros Encontros de Formação.

Centro Socioeducativo – Divinópolis

centroO principal público alvo da Comunidade Missão Maria de Nazaré é o público jovem.  Por este motivo sua frente de evangelização está voltada principalmente para jovens, sejam em relacionamento ou solteiros. Os programas de evangelização, baseados nos núcleos para casais e jovens, procuram sempre leva-los a experiência com Deus, seja onde este jovem esteja. Neste sentido, fez-se necessário que a evangelização alcançasse também os jovens em medida sócio-educativa.

Porém o serviço prestado aos jovens acautelados é voltado especificamente à evangelização e a experiência pessoal com Jesus, diferente do serviço de medida protetiva, também realizado pela comunidade, que se refere mais ao âmbito social.

Tratado da Verdadeira Devoção à Nossa Senhora

mariaO “Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem” foi escrito por São Luiz Maria de Monfort (Baluarte da MMN) que propõe um método de devoção mariana que envolve toda a espiritualidade da pessoa. Ele apresenta a escravidão à Jesus por meio de Maria, no qual o consagrado (ou escravo) se submete totalmente as mãos da Virgem Santíssima para toda decisão ou atitude em sua vida.

Este modo de viver a espiritualidade mariana inspira todo o carisma da Comunidade Missão Maria de Nazaré que possui em sua essência e missão o chamado de ser mãe a exemplo de Maria.

Deste modo, a intenção de ter um projeto de evangelização que visa a propagação deste método permeia a necessidade de propagar também o carisma MMN. Muitos estudiosos e religiosos apontam a “escravidão” como um dos principais meios para se alcançar à santidade. Além disso, esta é sem dúvida o maior legado que São Luiz Maria de Monfort deixou para o mundo, e sendo ele um Baluarte desta comunidade, nada mais coerente do que assumir este tratado como meio de formação espiritual, já que a Teologia do Corpo de São João Paulo II trata-se principalmente de uma formação humana.

Retiros e Eventos para jovens 

epsfOs Eventos de Evangelização EPSF, para jovens, foram uma das primeiras atividades realizadas pela Missão Maria de Nazaré. Os retiros, por exemplo, acontecem ao longo do final de semana, com momentos de adoração, música, partilhas, pregações etc. No caso do retiro É Possível Ser Feliz, a juventude é o público-alvo, havendo também outros eventos, com o objetivo principal de promover a experiência com Jesus.

Missão Maria de Nazaré